Vonpar virtualiza ERP SAP e amplia recursos de infraestrutura


Por Fabiana Monte, da Computerworld
Para atender a demanda necessária à expansão do número de licenças SAP e do novo módulo de faturamento do ERP, franquia da Coca-Cola no Sul do País redefine seu ambiente de TI.
A necessidade de ampliar o uso de sua ferramenta de gestão empresarial (da sigla em inglês ERP – Enterprise Resource Planning) levou a empresa do ramo de bebidas Vonpar a realizar profundas mudanças em sua infraestrutura de tecnologia da informação. O projeto inclui readequação das necessidades de hardware e migração de banco de dados e aplicativos do ERP para ambientes Suse Linux, virtualizados com a tecnologia Xen, com a substituição do Windows nos servidores.
A Vonpar é uma franquia da Coca-Cola no Sul do País, com 56,4% de participação de mercado na região. A empresa produz e distribui produtos da companhia norte-americana em uma área de atuação que compreende 13,5% do Rio Grande do Sul e todo o Estado de Santa Catarina. Por mês, a Vonpar fabrica e distribui cerca de 67 milhões de litros de bebidas para 60 mil clientes. A receita anual da companhia é de 1,2 bilhão de reais.
Para gerenciar essa operação, a empresa utiliza o sistema de gestão empresarial da SAP. Em 2007, a Vonpar sentiu a necessidade de implantar o módulo de faturamento do ERP, bem como atualizar a versão do SAP, passando da 4.7 para a 6.0, mais atual e completa. Com a mudança, a companhia saltaria de uma base de 2,8 mil licenças SAP para 12 mil.
Diante de um crescimento tão expressivo, a estrutura de hardware da companhia não suportaria a demanda exigida pelas novas características do ERP, conta o gerente de infraestrutura da Vonpar, Alexandre Leite. Na época, o SAP rodava em cinco servidores com Windows 2000 de 32 bits. “O conjunto de requisitos de performance da nova configuração do sistema nos levou a uma especificação de sizing [planejamento de capacidade] de muito grande porte, à qual não estávamos acostumados. Sempre usamos uma plataforma mais baixa e isso nos levaria ao mundo Risc”, diz Leite.
Além de reestruturar as necessidades de hardware, a Vonpar aproveitou para migrar o sistema operacional do ERP. Segundo o executivo, dois fatores contribuíram para essa decisão: primeiro, o Windows não suportaria mais a capacidade prevista pela Vonpar e, segundo, a companhia enfrentava algumas restrições por parte da plataforma usada até então. A principal delas era segurança.
A Microsoft recomenda que sejam feitas atualizações no Windows, mas, por outro lado, a SAP orienta seus clientes a não mexerem no ambiente sem que a fornecedora homologue as mudanças. “A empresa ficava com uma máquina parcialmente atualizada, mas com a plataforma de ERP desatualizada”, recorda Alexandre Leite.
A infraestrutura atual de processamento contempla três servidores Sun com AMD Opteron 8.000, cada um com capacidade para oito processadores de seis núcleos. Além disso, nas máquinas dedicadas aos aplicativos e banco de dados do SAP, a empresa substituiu o Windows pelo Suse Linux Enterprise Server. O country manager da Novell no Brasil, Sergio Toshio, diz que a experiência prévia da Vonpar com Suse Linux facilitou a tomada de decisão em favor do sistema operacional - a distribuidora de bebidas usava o software em banco de dados desde 2004. Mas observa que também existe um certo mito no mercado de que aplicações SAP, por serem de missão crítica e exigirem alto nível de disponibilidade, devem funcionar em máquinas Risc.
“Nosso trabalho é mostrar que ambientes críticos podem rodar em Linux e esse case mostra que isso é viável”, avalia Toshio. Alexandre Leite acrescenta que outro ponto favorável à escolha foi a existência de um canal de suporte do fornecedor para ambientes Suse Linux rodando SAP.

Virtualização do ERP
Mas o que Leite e Toshio consideram o ponto alto da iniciativa é o que o gerente de infraestrutura da Vonpar chama de “projeto dentro do projeto”. Além de readequar a infraestrutura de hardware da companhia para suportar as novas demandas do ERP, a empresa optou por uma solução de virtualização Xen, de forma a reduzir custos de TI.
Na prática, a equipe de tecnologia da Vonpar migrou aplicativos e banco de dados do SAP do Windows para oito ambientes virtualizados Suse Linux. “Hoje, são 12 máquinas físicas, nas quais rodam 18 máquinas virtuais”, afirma Leite. A capacidade instalada é bem maior do que as 12 mil licenças de SAP estimadas no início do projeto: chega a 86 mil. “Fizemos um sizing que indicou 12 mil SAPs, incluindo o faturamento. Mas como o módulo de faturamento não era usado na época, majoramos o número na hora de comprar o servidor”, explica.
O planejamento superestimado dá tranquilidade à companhia para expandir sem preocupação. Pelos cálculos do executivo, atualmente, a Vonpar utiliza cerca de 20 mil licenças de SAP na mesma estrutura implantada há três anos – quase 60% acima da estimativa inicial. “Não tem crescimento marginal que chegue perto desse número”, afirma Leite, referindo-se à capacidade do projeto.

Resultados
Embora não informe o valor aplicado no projeto, Leite garante que a companhia gastou metade do que teria de investir se adotasse uma solução tradicional de mercado. “Hoje rodamos 20 mil SAPs - antes eram 2.800 - sem gastar 10 vezes mais. Fazer isso gastando dez vezes mais é fácil”, ressalta.
Além disso, o uso da virtualização trouxe outros benefícios que podem ser medidos na ponta do lápis, como a diminuição do número total de máquinas físicas em 1/3, somada a economias da ordem de 75% em hardware e de 20% com licenças de software. O consumo de energia elétrica também caiu, resultando em uma redução de 12,5% na conta de luz da Vonpar.
“Também houve um melhor uso da mão-de-obra de TI que temos”, acrescenta. Apesar da ampliação do ambiente tecnológico e da adoção de soluções mais complexas, a Vonpar manteve o tamanho da equipe responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação, composta por 16 pessoas – oito na área de help desk e outras oito responsáveis pelos recursos de infraestrutura. Embora não tenha realizado uma medição precisa, Leite estima que a produtividade de seu time tenha aumentado em torno de 30%, já que o tempo gasto com a administração do ambiente caiu entre 10% e 20%.
Em parte, o impacto positivo em relação à gestão de mão-de-obra deve-se à maior estabilidade do novo ambiente. Leite conta que o antigo enfrentava problemas como sobrecarga de processamento e falta de espaço em disco, em média, a cada dez dias. Isso exigia a realização de processos mensais de manutenção, de forma garantir a normalidade de funcionamento e diminuir instabilidades. “Não me recordo de ter havido uma interrupção nesses três anos. A estabilidade e a disponibilidade são muito maiores, e com um desafio muito maior, já que não tínhamos faturamento em cima de SAP, que hoje é missão crítica para a empresa”, analisa o gerente de infraestrutura da Vonpar.

Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares