Orkut virou ‘palco para crimes e pedofilia’, diz Procuradoria Geral do RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a Google, dona da rede social Orkut, na qual acusa o site de ter-se tornado “palco de condutas ilícitas e criminosas”. Entre os crimes que seriam cometidos dentro da rede social estão apologia ao crime, pedofilia e falsa identidade, entre outros.

Para a Procuradoria, não há como eximir a empresa de corresponsabilidade pelos crimes cometidos dentro da rede social, já que eles só ocorreriam por causa de falhas na gestão do site. “A empresa ré não possui qualquer mecanismo eficiente de controle de conteúdo (…), nem qualquer sistema apto a verificar a identidade daqueles que acessam seus serviços”, argumentam os procuradores.

A Procuradoria acredita que o Google precisa ser obrigado a tomar providências que combatam ou impeçam a utilização do ambiente do Orkut para os crimes citados. Na ação, o órgão determina que a empresa adeque seus serviços em no máximo 120 dias, com medidas de guarda de logs e de rastreamento, entre outros.

A lista de medidas que a Google seria obrigada a seguir inclui a manutenção de IPs e de logs de criadores e frequentadores de comunidades online; a criação e manutenção de sistemas que identifiquem perfis, comunidades ou páginas dedicadas à pedofilia; a criação e manutenção de sistemas que busquem atividades de apologia ao crime, com base em uma lista de palavras que seriam fornecidas pelo Estado; a criação de canais de denúncia, pelo usuário, de conteúdo ofensivo.

Além dessas medidas, a Procuradoria exige que a Google promova a veiculação de ampla campanha publicitária – em, no mínimo, jornais, rádio e TV, em horário nobre – com o objetivo de alertar pais e responsáveis sobre os riscos de utilização da Internet e do Orkut.

A ação foi apresentada à 10.ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro. Caso as medidas não sejam cumpridas, a Google estaria sujeita a fechar o Orkut e pagar multa diária de no mínimo 100 mil reais.

Fonte:IDG Now!
Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares