Asterisk® SCF™: Usa GNU/Linux ???

Criado por Mark Spencer em 1999:“I was so excited the first time I got a phone call delivered through my PC using my own software.” – Mark Spencer. Em sua primeira versão 0.1.0, hoje já se encontra na versão 1.5.0. O AsteriskNOW® é um Softswitch PBX IP completo sendo estruturado em software, utiliza o GNU/Linux como SO, mas pode ser instalado em qualquer sistema embarcado integrando-se a diversos hardwares e softwares, tem suporte a hardware para interconexão, e em seu funcionamento é utilizado variados CODECs e protocolos VoIP, por se tratar de um software Open Source, possibilita a implementação de novos recursos. Fonte: http://asterisknowvoip.blogspot.com/

Elastix® foi criado e é atualmente mantida pela empresa equatoriana Palo Santo Solutions. Elastix® foi liberada pela primeira vez em Março de 2006, mas não se tratava de uma distribuição, mas sim uma interface baseada no FreePBX® para exibir registos detalhados de chamadas para Asterisk, foi só no final de Dezembro de 2006, quando foi lançado como uma distribuição que apresentava muitas ferramentas sob uma única interface web que chamou a atenção por sua usabilidade.

Desde então, esta divisão, até à data tem continuado a crescer em popularidade e é agora um dos favoritos do mercado. Em 2007, o projeto foi nomeado em 2 categorias para os prêmios CCA Source Forge.

Elastix®é uma distribuição livre de Servidor de Comunicações Unificadas que integra .... baseadas em CentOS | Distribuição GNU/Linux para propósitos especiais. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elastix. 

Bom o Disc-OS® nem vale a pena comentar porque é um sistema praticamente descontinuado, mas vamos lá. “Sob o modelo de software livre, a Intelbras® acaba de disponibilizar, em versão beta, uma solução de Softswitch PBX IP na área corporativa. O projeto Disc-OS® nasce com a proposta de oferecer uma plataforma Softswitch PBX IP única em software para diversas facilidades, contando com uma interface de uso simples e rápido. Uma das propostas é facilitar a vida dos desenvolvedores e integradores brasileiros com uma versão completa em português (vale mencionar que os prompts em português utilizado pela comunidade brasileira foi todo gravado e custeado pela Intelbras®, excelente trabalho!) desde a interface de instalação até a utilização de facilidades por meio de menus em áudio como, por exemplo, acesso ao correio de voz. Segundo o supervisor do projeto, Carlos Eduardo Zander, a solução consiste em um microcomputador dedicado com software Disc-OS® desenvolvido especialmente para as necessidades e particularidades do mercado nacional, atuando como uma central Softswitch PBX IP, operando em VoIP. O Softswitch PBX IP pode ser conectado à rede pública de telefonia por meio de gateways, atas, placas com entroncamento analógico ou digital e os ramais por meio de telefones IP, atas e Softphones. Suportado pelo LineUp de produtos IP, com destaque para as linhas de atas, telefone IP, modens e telefone USB, a Intelbras® comercializará, em breve, placas para entroncamento digital E1 que permitirão funcionamento completo da solução de Softswitch PBX IP. Na prática, a solução Disc-OS® com base GNU/Linux®, Asterisk® SCF™ 1.2 e configurador Disc-OS® de propriedade da Intelbras® tem diferenciais importantes além das programações normais de um Softswitch PBX IP. Permite gravações de conversas em ramais IP, possui monitor de entroncamento digital E1 integrado (ferramenta que auxilia na avaliação e manutenção dos entroncamento digitais na própria interface que o administrador está utilizando) e possibilita conferência com mais de três pessoas. O correio de voz incorporado ao Softswitch PBX IP, além de armazenar a mensagem, ainda permite seu envio para o endereço eletrônico do ramal de destino. A criação de unidades de resposta audíveis (URAs) para atendimento digital também fica mais fácil com o configurador Disc-OS®, pois se pode implementar com rapidez e de forma simples vários níveis de atendimento. Outra vantagem é que o áudio de voz é todo em português, com mais de 400 mensagens neste idioma. “As interfaces para o administrador e usuário são via Web e sem complexidades por conta do configurador Disc-OS®. A solução amplia as vantagens de uma central e conversa com várias ferramentas de comunicação IP, o que conta muito hoje em tempos de convergência”, complementa Zander.” Fonte: Enviado pela Intelbras. 

Observação o site oficial não esta mais no ar, no site da Intelbras® não esta mais sendo mencionado o projeto, ou seja ficou um filho sem mãe e pai. Mas nem tudo esta perdido, temos um projeto com responsabilidade social, no estado do Paraná, estou falando do "Asterisco Paraná". A instalação está homologada para a distribuição Debian Lenny ou seja GNU/Linux!!!, utilizando o gerenciador de pacotes APT. Para que o APT do seu servidor encontre os pacotes do Asterisco Paraná é necessário editar o arquivo que lista as `fontes' de onde ele obterá os pacotes.

Fonte: http://www.asteriscoparana.pr.gov.br

Espero ter ajudado, e nem vou falar do SNEP®, principalmente porque a distribuição que esta sendo utilizada e o Debian desatualizado, ou com problemas de pacotes, e na minha tentativa de instalação, não reconheceu o ponto do CD/DVD, detalhe é que iniciei a instalação pelo CD/DVD após queimar a ISO que abaixei do projeto, o problema é com conexão SATA, e também não reconheceu placas onbord de tecnologia Intel®, ou seja se você quiser utilizar o SNEP® em um bom servidor, estou falando de coisa de FANÁTICO!! você terá que fazer isto em linha de comando ou seja na unha, mas é uma grande aposta este projeto, vejo ele com ótimos olhos. Principalmente porque está sobre o fork do Red Hat, o CentOS. Há olha que legal!!! CentOS é GNU/LINUX!!! Legal né? Ou seja coisa de FANÁTICO!!

Abraços a todos.

-- Att. Angelo de Barros Delphini, ( Dell. ).
  • Linux User # 472499;
  • Ubuntu User # 22452;
  • ICQ User # 86119719

GNU/Linux! Open Source \o/\o/ - Milhares de mentes abertas não podem estar enganadas!

Nenhum comentário

Toda vez que um homem supera os reveses, torna-se mentalmente e espiritualmente mais forte!

Tecnologia do Blogger.