Ferramentas de software livre e de criação de e-Learning

Como consultor de e-Learning. Eu sempre fui um fã de software de fonte aberta (Open Source). Por quê? A resposta é simples. Porque eu poderia usá-los como eu quiser, para o que eu quiser, sem compromissos de longo prazo e com o bónus extra de uma comunidade de profissionais que o usa, se estendem em apoiá-los.

Neste post eu não vou falar sobre sistemas de código aberto de gerenciamento de aprendizagem, tais como "eFront", mas sim "ferramentas de criação" dedicadas open source. A lista que se segue não é de modo particular. Eu altamente venho a incentivá-lo para deixar um comentário se você conhece alguma outra ferramenta de autoria e que seja de código aberto.

=> Se você conhece uma ferramenta de criação livre ou open source que não está incluído na lista eu aprecio muito, se você escrever um comentário com o respectivo link!
  

What2Learn torna mais fácil para o e-Learning desenvolvedores para criar jogos interativos e questionários que serão disponibilizados para os alunos. W2L é uma premiada solução de aprendizagem interativa que oferece recursos educacionais eficazes e jogos de revisão. Uma ótima ferramenta para os alunos com dificuldades de aprendizagem, tais como TDAH (Update 2011/01/06: Source não Aberto e Livre).

xical.org


Com Xical você pode produzir programas baseados na web tais como slides, tutoriais, testes e qualquer outra coisa que você pode pensar. Você pode fazer uso de integrados rich media, tais como áudio (voz e música), vídeo, animações ou  diagramas visuais interativos.

ClassTools.net


Criar jogos educativos, jogos, atividades e diagramas em segundos! Hospedá-los em seu próprio blog, site ou intranet! No cadastro, sem senhas, sem nenhum custo!

eXe


O projeto eXe desenvolveu um aplicativo de criação livremente disponível Open Source para ajudar os professores e académicos na publicação de conteúdo web sem a necessidade de se tornar proficientes em HTML ou XML de marcação. Recursos criados no eXe podem ser exportados em IMS Content Package, SCORM 1.2, ou formatos de cartucho IMS comuns ou como simples páginas independentes web.
 
 

Wink


Wink é um software de criação Tutorial e Apresentação, destinado principalmente a criação de tutoriais sobre como usar software (como um tutor para MS-Word/Excel etc). Usando Wink você pode capturar screenshots, adicionar explicações caixas, botões, títulos, etc, e gerar um tutorial altamente eficaz para os seus utilizadores.

Ferramentade Autoria Multimédia Learning Object


Ferramenta de Autoria Multimédia Learning Object permite que especialistas de conteúdo possa facilmente combinar vídeo, áudio, imagens e textos em um objeto sincronizado de fácil aprendizagem. Todos os ativos são configurados para ser reproduzidos em uma ordem pré-configurado. Os utilizadores não precisam executar as tarefas de programação, mas em vez de ir através de uma interface gráfica do utilizador para gerar o objeto de aprendizagem.



CourseLab é um poderoso, conteudo fácil de usar, ferramenta de criação de e-learning que oferece programação ambiente livre de WYSIWYG para criar conteúdo de alta qualidade e de aprendizado interativo que pode ser publicado na Internet, Learning Management Systems (LMS), CD -ROMs e outros dispositivos (Actualização 2010/10/23: Source não Aberto e Livre).
 

Nenhum comentário

Toda vez que um homem supera os reveses, torna-se mentalmente e espiritualmente mais forte!

Tecnologia do Blogger.