ITIL … o que é isso e para que serve?

Se você é da área de TI, sendo operacional (Técnicos em geral), tático (Gerentes) ou estratégico ( Diretores), com certeza já ouviu falar de ITIL com seus processos e suas “boas práticas”, mas  vamos tentar esclarecer este termo com uma breve explicação. Para você que quer fazer uma certificação e ITIL recomendo fazer um bom curso preparatorio. E lógico buscar aprofundar seus conhecimentos sobre o ITIL. A certificação top hoje que conheço e da ITIL Foundations Certified,  A certificação tem em sua segunda versão três níveis. Sendo que o segundo nível parece ser mais direcionado para Gerentes de TI ou Consultores de Processos Itil.

Vamos começar diferente, dizendo o que ITIL não é para entendermos bem o que é, ITIL não é:

  • Metodologia
  • Um objetivo e sim um ponto de partida
  • Não é uma norma, ISO ou BS
  • Não é Estático e pode ser adaptado
  • Não é teoria, mas sim baseado em práticas e daí vem o “melhores práticas”
  • Não é estratégico. Portanto ITIL não dita normas e nem metodologias para Gestão de TI e nem deve ser base para o planejamento Estratégico da Empresa.

ITIL se preocupa com o Operacional, isto é, com os Serviços entregados ao Cliente e para isso subdivide a Gestão da TI em 10 processos e uma função.Tem como algumas características:
  • 1 Função Operacional; 5 Processos Operacionais; 5 Processos Táticos
  • Alinhamento entre TI e Negócio
  • Ganho nos Níveis de Serviço (SLA)
  • Se Preocupa c/ os Serviços de TI
  • Baseado em Processos
  • Mantido pela OGC
  • Atualizado pelo ITSMF
  • Suportado por ISO, BSC, GQT, EFQM
  • Se preocupa com o Operacional e Tático
  • Conteúdo documentado em 7 Livros
  • Melhores Prática–> Gestão dos Serviços de TI
Resumindo: ITIL é um grande aparato das “Melhores Práticas” utilizadas pelos grandes Gestores de TI documentadas em 7 livros, subdividida em 10 processos e uma função e que tem objetivo fazer com que a TI foque no Negócio da Empresa e para que entregue os seus Serviços aos seus clientes da melhor maneira possivel e a um custo justificável.
Os seus processos são subdivididos em 2 grandes grupos + uma Função:

1) SERVICE SUPPORT
  • Gestão de Incidentes (Incidents)
  • Gestão de Problemas (Problem)
  • Gestão de Mudanças (Change)
  • Gestão de Liberações (Release)
  • Gestão de Configuração (Configuration)

2) SERVICE DELIVERY
  • Gestão de Nivel de Serviço (SLA)
  • Gestão de Capacidade (Capacity)
  • Gestão de Disponibilidade (Availability)
  • Gestão Financeira (Financial)
  • Gestão da Continuidade (Continuity)

FUNÇÃO: Service Desk
Onde entende-se que Processo é um modo sistemático de fazer as coisas e um processo efetivo é um processo que pode ser repetido mensurado e gerenciado.

Mas onde isto se encaixa nas empresas e nos profissionais de TI?
Nas empresas é mais que óbvio que ter processos bem ajustados, organizados na área de TI e voltados para o seu Negócio seja necessário e até mesmo essencial para se manter competitiva. Além de que a TI torna-se a base de sustentação e provedora de Serviços confiáveis e estáveis para os demais Setores da empresa. Para um profissional de TI ter conhecimento destas práticas é ainda um diferencial, mas tende a ser imprescindível uma vez que o interesse das empresas é cada vez maior, sendo assim a exigência por profissionais conhecedores do ITIL é cada vez maior. Portanto conhecimento sobre ITIL não é somente para o Gerente de TI, mas para todos os Analistas e demais profissionais de TI que passam a executar seu trabalho sempre focado no que é melhor para a empresa e não mais no que é melhor para o Setor de TI. O ITIL tende a se tornar um “Padrão de Fato” dentro da Gestão de TI, se já não é.

ITIL significa: IT Infraestructure Library (7 Livros). Não confunda ITIL com Governança ou com COBIT, pois estes dois últimos são voltados para a área estratégica da empresa (Diretoria e etc), enquanto ITIL é voltado para á área Operacional e Tática.


Bom para adquirir muito material sobre este assunto (inclusive material para a certificação) entre no blog do amigo Leandro Godoy e siga as instrunções dele para adquirir o DVD com o material.

Blog Mind (acesso aqui)


Abraços

Fonte:  http://www.blogmind.com.br

Share:

1 comentários:

Alex Villaverde disse...

Olá eu recomendo o site www.issoe.com.br , super simples e didático, simulados que muitas perguntas tem no exame oficial, é um divisor de águas em ITIL. Boa Sorte

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares