Administração do Ubuntu Server

Uma forma de administrar algumas opções do Ubuntu Server é fazendo uso de uma interface web. E para isso a sugestão é o webmin. Nele é possível gerenciar usuários, Apache, DNS, compartilhamento de arquivos, verificar estado do FTP, Banco de Dados, e muito mais.
Para instalá-lo basta digitar:
sudo aptitude install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl libmd5-perl -y
Depois faça:
echo deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib | sudo tee -a /etc/apt/sources.list && wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc && sudo apt-key add jcameron-key.asc && sudo apt-get update && sudo aptitude install webmin -y
Ao executar a linha acima, será adicionado o repositório do webmin, baixado a chave pública do servidor, atualizado os canais de software e instalado o webmin. Para fazer testes basta ir em htto://ip_da_máquina_instalada:10000
É uma excelente ferramenta, tem uso de memória, espaço em disco, reiniciar algum serviço instalado. Vale a pena conferir. Isso é muito bom caso tenha um LAMP.
Fonte do post: http://andregondim.eti.br, aqui.
Abraços e boa sorte!! ;)
Conheça a comunidade Ubuntu Brasil
http://www.ubuntu-br.org/participe
Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares