Roteiro para elaborar um BRIEFING (você tem criatividade sim!)

As pessoas fecham seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.

Confie nessa vozinha insistente que diz: “Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild

Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia. Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.

O que ocorre é que algumas pessoas bloqueiam seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!

Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.

Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora verá a criatividade fluindo.
Modelo de briefing de criativo

Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:
Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivos do negócio

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Objetivo desta comunicação

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Estratégia

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Público alvo

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Orçamento:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)
Mãos à obra

Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso.
Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares