Soluções de Monitoria para o Protocolo SS7/SIGTran

A maioria das operadoras do mundo utiliza o SS7 (Sistema de Sinalização 7), como uma rede principal tanto para a rede pública de telefonia comutada ou RPTC (do inglês Public switched telephone network ou PSTN) é o termo usado para identificar a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico. Inicialmente foi projetada como uma rede de linhas fixas e analógicas porém atualmente é digital e inclui também dispositivos móveis como os telefones celulares. Sua popularidade tem crescido tanto por sua imigração para o IP como pela sua facilidade de conexão com as novas tecnologias associadas a rede SS7 existentes usando portas de sinalização, assim como por ser a coluna vertebral tecnológica para as redes inalámbricas 2G, 3G, 4G, 5G e IMS.

O SS7 é uma rede complexa com interfaces para muitos outros protocolos. Asegurar-se de o SS7 está trabalhando bem é a base do trabalho de um Analista de Comutação em Telecomunicações NGN, um profissional com um amplo conhecimento nas importantes tecnologias atuais de comunicação.

Desafios

Por ser uma tecnologia versátil, o SS7 apresenta os seguintes desafios:
  • Os protocolos SS7 são muitos complexos, muito diferente do protocolo IP, não são fáceis de compreender; 
  • Os protocolos SS7 tem muitas variantes;
  • Os protocolos SS7 de mais baixo nível, podem estar baseados em TDM e/ou IP (SIGTran);
  • Os protocolos consistem de muitos níveis e tem que ser monitorados desde os níveis inferiores das camadas, como MTP2 e MTP3, até os níveis de aplicação, por exemplo, CAMEL e ISUP;
  • Os procedimentos de redes complexos de camadas como a Itinerância, também são tratados pelo SS7 (por exemplo, mensagens CAMEL).
O sistema de garantia de qualidade do serviço, Omni-Q da RADCOM oferece respostas para estes questionamentos e proporciona uma solução de resolução de problemas de extremo a extremo do SS7.

Benefícios

A solução de garantia de qualidade de serviços da RADCOM apresenta os seguintes benefícios para operadores que necessitam monitorar o SS7.
  • Mostra exatamente o que a rede esta fazendo;
  • mostra toda a experiencia do usuário;
    • A aplicação RADCOM extrai o melhor desempenho e confiabilidade da rede assim como as melhores estatísticas de entrega de serviços através de múltiplos dimensionamentos - Por elemento, Procedimento, Período de Tempo, Direção e Resultados.
    • Descompanhem os dados por elemento de rede e por tanto sabe que elementos estão comportando-se bem ou mal.
  • Capacidade de penetração;
    • Método proativo - poderosa combinação de analise estadístico para guiar os esforços do Analista de Comutação em Telecomunicação NGN;
  • Proporciona dados históricos;
  • Chega de falta de ferramentas existentes vazias. A solução da RADCOM permite ao Analista de Comutação em Telecomunicações NGN:
    • Ver exatamente em que parte da rede de comutação Classe IV esta se comportando mal;
    • Detecta as variações do serviço imediatamente, observando todos os dados.

Principais Características
  
  • As seguintes aplicações do RADCOM proporciona soluções para o SS7:
    • A aplicação de chamadas em Itinerância QRoam, mostra informações relacionadas com os usuários itinerantes que usam  a tecnologia SS7;
    • QConnect mostra informações relacionadas com a interconexão de baixo nível, permitindo ao Analista de Comutação em Telecomunicações NGN ampliar as configurações para permitir uma melhor investigação e soluções dos problemas;
    • QMYNetwork mostra as estatísticas para MTP camada 2 e 3;
    • QTrace é um excelente seguimento de rastro em linha, correlaciona todas as vias de sinalização de uma chamada;
  • Mostra um amplo range de KPI, incluindo atributos e elementos comumentes ampliados.


Por estes motivos que para o bom desempenho de sua função um Analista de Comutação em Telecomunicação NGN, não pode abrir mão de ter uma ferramenta deste porte para poder fazer bem o seu trabalho.

Fontes: 
Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares