ADOÇÃO como Filho de Deus – FILIAÇÃO -> HERDEIRO

Eu quero hoje falar de uma assunto muito legal Adoção, para tanto irei utilizar um texto de minha amiga Bell do Projeto Benção e Ação, depois gostaria que vocês assistissem uma verdadeira historia de amor e convivência entre os seres deste lugar maravilhoso que Deus nos deu, nosso lar, nossa casa, nossa família. E claro que sei que um animal não e o mesmo que uma criança, o que quero mostrar aqui e que quando Deus esta presente na sua vida, você tem amor. Um amor que Deus lhe deu como dom. Acredite este amor e umas das armas mais poderosas do mundo, com amor tudo podemos.

Graça e paz,
Amados, para podermos entender melhor nossa posição de os herdeiros de deus, precisamos entender que fomos adotados, abaixo este pequeno estudo esclarece melhor:


Romanos 8:15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!


Romanos 8:16
O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;


Romanos 8:17
e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.


Romanos 8:23
e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo


Galatas 4:4
 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,












Galatas 4:5

para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.


Galatas 4:6

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.


a. Adoção é:

Outorgar a posição (direitos, privilégios, honras, ...) de filho de Deus; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus).
- Regeneração é -> Adoção.
- Regeneração dá a natureza de filho de Deus, adoção dá a posição.
"Regeneração tem a ver com nossa mudança de natureza; justificação, com nossa mudança de situação [ante a lei]; santificação, com nossa mudança de caráter; adoção, com mudança em nossa posição [mudando de ser rejeitado, como inimigo, para ser amado, como filho]" (Evans).
"Na regeneração recebemos uma nova vida; na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição [ou família]" (Thiessen).

b. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre

 (1) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a provêem. Joã 3:16; ler depois: Isa 1:18 (serão tornados brancos como a neve).
 (2) Ambas provêem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rom 8:17 (acima); 1Ped 1:1-9.
(3) Ambas provêem um nome novo Apo 2:17. Ler depois: Joã 1:42 (Simão -> Cefas

c. Como a adoção por Deus excede a terrestre

   (1) O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho. Joã 1:12 + (Rom 8:15-16 e 8:23, acima).
   (2) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mat 17:5 [= Mat 3:17]) antes de nos adotar.
   (3) O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos 1Ti 1:15; Rom 3:10-18.
   (4) O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo 1Cor 2:16.
   (5) O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros. Num 23:19; Rom 11:29; 2Ti 2:13

d. O adotado, perante a Trindade

a. Intimidade para com o Pai. "Aba, Pai" Rom 8:15 (muito acima). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado somente pelo filho comungando com o Pai. Somente Jesus tinha usado este nome antes Mar 14:36 (= Mat 26:42)
b. Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos guia (muito acima: Rom 8:14) como nos encoraja (muito acima: Rom 8:16).
c. CO-herdeiro com o Filho "...somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e CO-herdeiros de Cristo ..." Rom 8:17 (muito acima). Ler depois: Heb 2:11

e. Três tempos da adoção

- No conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito acima: Efé 1:5;
- Na experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento em que recebeu Cristo Gál 3:26; Gál 4:6 (muito acima); ler depois: Gál 4:1-7 (3-7 está lá em cima);
- O completamento da adoção será a glorificação dos corpos dos crentes (Quando? Os da atual dispensação, das igrejas locais: no Arrebatamento Rom 8:23 [muito acima]; Fp 3:20-21; Os do Velho Testamento  e da Tribulação: ao final da Tribulação; Os do Milênio: infere-se que seja ao seu final)

f. Resultados da adoção

- Libertação da escravidão da lei. (muito acima: Rom 8:15; Gál 4:3-5);
- Recebimento do penhor da herança (o penhor é o próprio Espírito Santo!) Gál 4:6-7 (muito acima); Ler depois: Efé 1:11-14. Este penhor é o primeiro pagamento (da mesma qualidade e garantidor) da total herança que receberemos no Arrebatamento;
- Testemunho do Espírito, segurança. Muito acima: Rom 8:15-16; Gál 4:6;
- Comunhão com o Pai (ao filho que estiver apreciando as sublimes dádivas acima). Comunhão envolve:
  .
Espírito filial em relação ao Pai. Muito acima: Rom 8:15; Gál 4:6;
  .
Andar no Espírito
. Muito acima: Rom 8:14; Ler depois: Gál 5:18;
  . Crescente conformidade à imagem do Filho de Deus Rom 8:29;
- No futuro, após a glorificação do corpo, ser plenamente manifestado como filho Rom 8:19

Bom agora veja este relato verdadeiro.





E agora você concorda que o amor é uma prova de um Deus vivo entre nós?

Que todos fiquem na Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fontes: YouTube® Brasil / Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.