TCE-MT apresenta o projeto que garantiu o sucesso da migração para BrOffice.org

Entidade economiza cerca de R$ 800 mil por ano com a implantação da suíte de escritórios aberta e tornou-se referência nacional em projetos do gênero.



O sucesso da implantação do BrOffice.org no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE – MT) é tema de palestra do Evento Comunitário da BrOffice.org durante o Fórum Internacional do Software Livre, o fisl11.

A apresentação será feita pelo Coordenador de Tecnologia da Informação do TCE - MT, Edmar Claudio Marangon, e o Consultor Interno do BrOffice.org na entidade, Claudio Ferraz, que irão falar sobre os desafios, peculiaridades e estratégias adotadas ao longo do processo. 
 
A atividade aconteceu quarta-feira, 21, às 17h, na sala 41-D, no Centro de Eventos da PUC/RS.

O projeto de migração para a suíte de escritórios livre no TCE-MT teve início em 2002. A motivação foi o fato de o BrOffice.org ser compatível com padrões abertos de arquivos, o ODF, recomendado internacionalmente, além da diminuição de gastos com aquisição de licenças de softwares proprietários. A economia estimada é de R$ 800.000,00 por ano.

Após fase preparatória, que incluiu a divulgação interna e treinamento da equipe, o TCE-MT instituiu o BrOffice.org como ferramenta corporativa em 2006, por meio de decreto administrativo. A suíte já está presente em 90% das estações de trabalho e a meta da entidade é que o BrOffice.org esteja instalado em todos os computadores até 2011.

O Conselheiro e sócio fundador da OSCIP BrOffice.org Gustavo Pacheco, que prestou consultoria à entidade durante o processo, explica que, além de significativa economia para os cofres públicos, a adoção do BrOffice.org é uma visão de futuro, juntamente com a adoção do formato ODF. “O sucesso de qualquer projeto de migração está firmado na qualificação das equipes de trabalho e na troca de experiências”, adianta.

O Evento Comunitário BrOffice.org traz ainda as palestras “BrOffice.org e PostgreSQL”, por Leonardo Cezar, que apresenta a flexibilidade de configuração e utilização do banco de dados
PostgreSQL com a suíte, e “BrOffice.org 2011”, ministrada pelo presidente da OSCIP BrOffice.org, Claudio Ferreira Filho, que apresentará as novas ações da Associação BrOffice.org Projeto Brasil, entidade não-governamental que dá sustentabilidade ao projeto brasileiro.

Atenciosamente,
Comunicação BrOffice.org

--
Quer ser colaborador da Revista BrOffice.org?
Mande um email para revista@broffice.org
http://www.broffice.org/revista

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.