Protocolo Brasília (ODF)

Após outras empresas e organizações como a Caixa Econômica Federal, Banco
do Brasil, e SERPRO, a Petrobras também assina o Protocolo Brasília, documento que propõe a intenção de aderir ao padrão ODF (Open Document Format).

O Protocolo Brasília não obriga o uso do padrão, ele apenas estabelece a intenção de utilização de um formato padronizado como forma de melhorar a interoperabilidade das organizações relacionadas ao governo.

Os principais aplicativos a suportar o padrão ODF são o OpenOffice.org, seu braço brasileiro BrOffice.org e o IBM Lotus Symphony. O primeiro passo da companhia é instalar um destes aplicativos como alternativa ao Microsoft Office e avaliar o desempenho e produtividade. Apesar de assinada a intenção de adotar o ODF, o feedback dos funcionários será levado em consideração na tomada de decisão de qual suíte permanecerá em uso.
 
É importante lembrar que o Open Document Format é, a rigor, o padrão de formato de documentos definido pela ABNT, em maio de 2008, quando esta publicou a norma brasileira NBR ISO/IEC 26300: Tecnologia da informação - Formato aberto de documento para aplicações de escritório (OpenDocument) v1.0.
 
Fonte: http://www.revistapcecia.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.