Google+, a grande aposta do Google no mundo das redes sociais

O Google está prestes a lançar uma nova rede social para tentar, finalmente, concorrer com o Facebook. Depois do Google Wave não emplacar e de ver o Facebook “roubar” usuários até do Orkut, até então a rede social mais popular do Brasil, o Google agora traz o Google+. Em uma tentativa desesperada de criar uma rede que seja tão atrativa e interativa como a de Mark Zuckerberg, o Google + foi anunciado na última terça feira, dia 28 de junho.

De acordo com Vic Gundotra, vice-presidente da área social do Google, a nova rede social se difere do Facebook principalmente por dividir o círculo social dos usuários em pequenos grupos. No Facebook, no Orkut e em outras redes, qualquer pessoa que você conheça é um amigo. Segundo Gundotra, a vida real não é assim. Você conhece as pessoas e algumas se tornam amigas outras apenas colegas ou conhecidos, e as redes sociais existentes não diferem isto.

A nova rede social Google+ terá ferramentas específicas para cada ação dos usuários. Nela, será possível compartilhar ações, fotos ou vídeos apenas com grupos específicos como família, amigos, colegas de faculdade ou de trabalho, por exemplo. Alguma das ferramentas foram reveladas ontem, como o Sparks, que procura por assuntos que possam ser de interesse do usuário e ainda sugere pessoas que tem interesse no mesmo tema. O Hangouts, possibilita encontros inesperados com amigos, como acontece na vida real. Além disso, as conversas podem ser feitas através de vídeos, recurso que não existe no Facebook. O Huddle, onde o usuário pode falar com mais de um amigo de um círculo em um chat simples em que todos aparecem na mesma página, diferente também do que o Facebook oferece. E talvez o mais interessante recurso do Google+, o Instant Upload, onde é possível fazer o upload das fotos de um celular diretamente para a rede social e ainda compartilhá-lo apenas com um grupo específico. Por exemplo, você tira as fotos de uma festa em família, publica elas na rede social e somente as pessoas da sua família poderão vê-las.

O Google+ ainda não tem previsão para ser lançado. Porém, segundo o próprio Google, existe um pequeno grupo de usuários testando a rede social. Mesmo sem a previsão, quem quiser pode solicitar um convite para ingressar na rede assim que for lançada. Para isso basta acessar: https://plus.google.com

Fonte: Google Apps

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.