Qual o melhor simulador de redes para estudo do CCNA?

Esta é um pergunta clássica! Para falar a verdade, para o CCNA você não precisaria de nenhum… a prova é muito mais teórica do que prática e, mesmo tendo uma ou duas questões que fazem uso de simuladores, estas normalmente são extremamente simples e qualquer um que tenha estudado (mesmo que apenas por livros) consegue resolve-las fácil e rapidamente.
O uso de simuladores é positivo no sentido em que ajuda o estudante a ter uma visão mais prática do assunto. Para o caso de exames mais avançados como CCNP ou - claro - CCIE, experiência prática já passa a ter uma importância bastante elevada.
Bom, dito isso, qual o melhor software de simulação disponível? Existem vários! Vocês já devem ter ouvido falar do Boson Netsim, Cisco Packet Tracer, dentre outros. Estes softwares são MUITO bons para estudo do CCNA, e normalmente, mais do que suficiente em termos de recursos. Existe, porém, um outro software chamado Dynamips (Dynagen), que encontra-se classificado em outra categoria: A dos EMULADORES. Diferentemente dos simuladores já conhecidos, o Dynamips recria as características reais de um router Cisco em seu PC! A vantagem do Dynamips é que ele emula roteadores high-end, como os da linha 7200, por exemplo. Por se tratar de emulação - e não simulação - uma imagem real de IOS (software que roda nos roteadores Cisco) deve ser usada.

O software é tão bom que muitos candidatos ao exame CCIE estão adotando-o como base para seus estudos práticos, e com resultados bastante positivos. Além do realismo - afinal, é um roteador Cisco rodando em seu PC - ele permite que o ambiente emulado se conecte à ambientes reais. Ou seja, você pode conectar seu lab virtual à um switch real ou à um router real, usando a porta Ethernet do seu PC. Vale a pena conferir este software!

O melhor de tudo é que ele é 100% FREE! Você pode baixa-lo no link abaixo.
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=160317

O tutorial completo para utilizar este software encontra-se no link abaixo:
http://dynagen.org/tutorial.htm

Fonte: http://blog.ccna.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.