Empresa Conceito Home Office


O que é Home Office

Home Office é a expressão em inglês que designa o tipo de trabalho que pode ser feito a partir de casa, sem que o profissional precise se locomover até a empresa ou como freelancer, quando não existe vínculo empregatício.

Significado de Home Office

A tradução de Home Office é escritório em casa. Home Office significa, então, a instalação da infraestrutura necessária para o desempenho do trabalho na própria residência do profissional.

Forma correta de escrever Home Office

Só existe uma forma correta de escrever: Home Office. Nenhuma das seguintes deve ser usada: home ofice, home oficce, home officer, home offices ou homme office.

Home Office - SOHO

A sigla SOHO se refere à expressão: Small Office/Home Office, que em tradução livre significa pequeno escritório/escritório em casa. Esta expressão é usada pera se referir aos espaços pequenos dos pequenos empreendimentos (ou mesmo dos empreendimentos individuais) instalados muitas vezes na própria residência do empreendedor.

Home Office - tendência

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje são raríssimas as pessoas que não têm acesso a um computador com internet em casa.

Trabalhos que são exercidos somente com o uso do computador e de uma conexão com a internet não necessitam mais da presença do trabalhador na empresa.

Muitas empresas estão aderindo a essa nova modalidade de trabalho que consiste em permitir que o funcionário trabalhe em casa.

Trabalhadores independentes, os chamados freelancers, também trabalham em casa, quando suas funções dependem apenas do computador e da internet.

Vantagens do Home Office

Para as empresas

Redução dos gastos com:

-vale-refeição;

-vale-transporte ou o auxílio para a compra de combustível;

-manutenção do ambiente de trabalho.

A empresa ainda lucra com a possibilidade de maior rendimento do funcionário, em decorrência das vantagens que o trabalho em casa proporciona.

Para o funcionário

Alguns exemplos de vantagens para o trabalhador são:

Acaba o problema da perda de tempo com a locomoção até a empresa; há pessoas que chegam a passar mais de duas horas no caminho entre a casa e o local de trabalho. Principalmente nesses casos, o Home Office pode representar redução do estresse por uma série de motivos:

-não sofrer mais com o trânsito ou transporte público lotado;

-poder dormir mais;

-ter tempo para tomar café da manhã com calma;

-poder se dedicar a outras atividades.

Não é mais necessário gastar tanto dinheiro com vestuário e acessórios específicos para o trabalho.

Opção de almoçar em casa.

Poder escolher exatamente como montar o próprio local de trabalho.

Ter a liberdade de escolher vestir-se de maneira mais confortável.

Programar a rotina, podendo incluir breves períodos de descanso.

Desvantagens do Home Office

Alguns profissionais relatam os desafios do Home Office, como o isolamento social, uma cobrança maior dos superiores em face das vantagens proporcionadas, maiores chances de distração, problemas para administrar a disciplina etc.

Oportunidades para freelancers

A internet propicia diversas formas de ganhar dinheiro sem sair de casa. Isso requer, logicamente, dedicação, esforço, conhecimento, iniciativa e disciplina, mas é possível e os profissionais que ganham dinheiro com a internet são cada vez mais numerosos.

Dicas para Home Office

Como montar o escritório em casa

Recomenda-se dedicar um espaço somente para o trabalho. Trabalhar na cama, por exemplo, convida o sono e pode causar insônia, pela associação inconsciente do cômodo com o trabalho.

Invista num ambiente com iluminação adequada em todos os horários do dia, temperatura sempre agradável, uma poltrona ergonômica (evitar doenças ocupacionais continua sendo muito importante), deixe água à vontade próxima a você.

Como se organizar para fazer o trabalho em casa render mais

Estabeleça uma rotina; evite acordar em cima da hora e começar a trabalhar imediatamente. Reserve tempo para um café da manhã adequado.

Mantenha o hábito de tomar banho e trocar de roupa (isso fortalece a disciplina).

Fuja das armadilhas como trabalhar com a televisão ligada, ouvindo música, comendo a toda hora, fazendo pausas em excesso, distrair-se com afazeres domésticos ou animais de estimação. Se não for possível ficar sozinho em casa, certifique-se de ter seu local de trabalho respeitado.

E, acima de tudo, lembre-se: trabalhar em casa não é sinônimo de férias.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.