Como configurar o GoIP-1/4/8 (GSM VoIP Gateway) como um Gateway de tronco para o Asterisk® SCF™



O que posso fazer com um GSM Over IP - GoIP ?
Com um dispositivo GoIP, você pode fazer o seguinte:

1. Discar de uma linha de telefone móvel GSM ou PSTN para o telefone móvel GSM do GoIP e este por sua vez para uma Softswitch PBX IP (Baseado em Asterisk™, FreeSwitch™);


2. Discar desde seu Softswitch PBX IP (Baseado em Asterisk™ ou FreeSwitch™) para a rede de telefonia móvel GSM ou PSTN;


3. Fazer tronco em Matriz e Filiais usando uma operadora de telefonia móvel, isto traz uma grande economia para uma empresa.

Como o Brasil é um pais continental, podemos fazer com dois ou mais dispositivos GoIP-X, Branch to Branch, ou seja discagem local. A matriz é em Porto Alegre (POA), a filial é em São Paulo (SPO), quando a Matriz necessita ligar para celulares de São Paulo, a chamada é encaminhada para o Softswitch PBX IP de São Paulo por meio de TRUNK IAX2,  uma vez a chamada recebida pelo Softswitch PBX IP, é então redireciona para a rede de telefonia móvel local. 


Aqui está o procedimento de configuração para o GSM/PSTN para SIP e SIP para GSM/PSTN.
1. Instale um SIM GSM local da sua operadora de rede móvel (Oi, Claro, TIM, Vivo, Nextel, etc). Tenha certeza que você tem torre da operadora forte próximo de onde vai usar o GoIP e absoluta certeza que o SIM GSM está recebendo e fazendo chamadas, faça um teste por meio de um Smartphone. Tenha conhecimento do número deste telefone móvel.

2. Conecte o GoIP no seu Roteador de internet ou Switch de rede, a porta ethernet do GoIP é a LAN. Importante, o DHCP tem que estar habilitado na sua rede.


Um detalhe, na maioria das vezes as fontes que vem nos equipamentos não são de 3A (ampère), é extremamente importante que a fonte ligada ao GoIP-1 seja de 3A (ampère) reais, para o GoIP-4 4A (ampère), e para o GoIP-8 tem que ser de 5A (ampère). 

O ampere ou ampère é a unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades. O nome é uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère. Um ampere equivale a um coulomb por segundo.

OBS: Você precisa descobrir qual é o IP que foi alocado ao seu GoIP pelo DHCP de sua rede. Existem três maneiras de descobrir e estabelecer o IP do GoIP:

1. Uma maneira pratica de saber qual é o IP do seu GoIP é fazer uso do TCPDUMP, no ambiente de linha de comando digite o seguinte comando, o MAC tem que ser o referente MAC Addrens-1 que consta na etiqueta na parte de tras do seu equipamento GoIP. 

Sintaxe: 
# tcpdump -i ethx ether host FF:FF:FF:FF:FF:FF

Exemplo CentOS 7:
# tcpdump -i ens192 ether host 21:22:23:24:25:26

2. O firmware do DBL Technology é muito bom, e tem alguns recursos interessantes, faça uma camada para qualquer um dos SIM GSM dos canais GSM disponíveis no seu GoIP. Quando a chamada for estabelecida, disque "*01" (sem as aspas) para ouvir o prompt de voz relatando o endereço ip da porta LAN.

3. Envie o comando de mensagem SMS para o SIM GSM dos canais GSM disponíveis no seu GOIP. Ao enviar este código "#INFO#" (sem as aspas) para o GoIP, o mesmo vai retornar o SMS com o endereço da Porta LAN, por exemplo: 192.168.0.221.

Agora que você já sabe qual é o o IP do seu GoIP é só usar seu navegador e apontá-lo para o IP, por exemplo: http://192.168.0.221.

Você vai receber um Pop-Up de login, o nome do usuário e a senha de login padrão é admin admin. Não é necessário eu falar que você deve mudar tanto o usuário quanto a senha logo que colocar isto em produção.

Após o login, você deverá ver uma página inicial do administrador.

Item 1, informa que temos um SIM Card;
Item 2, informa que o SIM Card foi reconhecido pela rede de telefonia móvel;
Item 3, informa que no SIM GSM está disponível para receber e originar chamadas;
Item 4, informa o nome da Operadora (Carrier), no meu caso Oi;
Item 5, informações sobre nosso equipamento, devo chamar a atenção para o Firmware Versão. É altamente recomendável que você atualize seu Firmware antes de colocar o mesmo em produção. Até a data deste post, o Firmware em questão é o mais recomendável, pois corrige alguns erros de perda de conexão com a operadora devido a requisição do IMEI.

Neste site a seguir:



Vai conseguir tudo que necessita, o importante no momento é o link destacado " Latest Firmware Releases". Nunca use Firmware Betas, pois pode prejudicar seu equipamento.


No item 1, temos o caminho para fazer o update online de nosso Firmware;
No item 2, temos o único ponto importante que temos que nos preocupar de nosso Firmware;
No item 3, estou lhe mostrando que o código do Firmware é, e deve ser exatamente iguais, senão você corre risco de danificar seu GoIP. 

Uma vez que atendeu todos estes requisitos clique no botão Start. É muito importante, aguardar todo o procedimento, não desligue por nada o GoIP, faça este procedimento em um ambiente silencioso, pois assim vai ouvir um RELE abrindo quando o procedimento ocorrer totalmente. Não se preocupe, pois o Firmware do GoIP assim que terminar vai solicitar para reiniciar o equipamento com um botão na tela de gestão. !!ATENÇÃO!!! Nunca desligue o equipamento da fonte de energia !!ATENÇÃO!!!.

Bom, agora, precisamos configurar o GoIP (PJSIP1000) para prefixar as chamadas GSM recebidas para o número do SIM Card, para um número PJSIP. Minha extensão telefônica IP (PJSIP) de Casa é 1001, e minha extensão telefônica IP (PJSIP) em meu Smartphone é 1002. Veja o diagrama abaixo:



Artigos: ➊ ➍ ➎ ➏

Nenhum comentário

Toda vez que um homem supera os reveses, torna-se mentalmente e espiritualmente mais forte!

Tecnologia do Blogger.