O que há de novo no Asterisk 16 LTS?



Olá, pessoas! Vou falar sobre a nova versão do Asterisk, a 16ª,  e o que há de novo nele, pelo menos o que encontrei até agora. A data de lançamento do Asterisk 16 estava prevista para 17/10/2018 e, como esperado, esta versão é com suporte duradouro ( LTS ) vai até 10.10.2023, porém vale lembrar que a versão Certified ainda é a 13.21, uma lastima...

O que há de novo no Asterisk 16 LTS?

WebRTC: o trabalho que foi feito no modulo, teve como principal objetivo melhorar a qualidade do processamento de vídeo no Asterisk 16 LTS usando o WebRTC. Tanto o REMB quanto o NACK agora são suportados. REMB - permite medir a largura de banda disponível de cada cliente para agregar e enviar o vídeo de volta ao remetente, permitindo reduzir o tamanho da codificação para melhor corresponder à largura de banda disponível. NACK - garante que pacotes não ordenados ou perdidos serão processados ​​melhor, permitindo que cada cliente solicite uma retransmissão ou que o Asterisk 16 LTS solicite uma retransmissão do cliente.

Desempenho PJSIP: a pontuação de desempenho do PJSIP foi aprimorada para fornecer um grande número de AOR (Address of Record) sem uma penalidade durante a inicialização e com uma carga reduzida na CPU (Central Process Unit).

Mensagens de texto e eventos da conferência: as mensagens de texto enviadas pela conferência usando o ConfBridge agora podem ser transmitidas por outros participantes da conferência. Quando configurado (usando a opção enable_events), a conferência também envia a carga útil JSON como uma mensagem de texto quando ocorrem eventos na conferência, para fornecer informações a todos os participantes da conferência.

App_Originate: a opção ' a ' foi adicionada, o que permite que você faça chamadas de forma assíncrona. O aplicativo será retornado imediatamente, em vez de aguardar uma resposta ao canal de saída.

App_Queue: agora o tempo de processamento pode ser configurado com base em cada participante, em não-baseado em fila. O suporte para o manipulador Predial também é adicionado para que as sub-rotinas possam ser chamadas nos canais do assinante chamado ou requisitado.

PJSIP AMI: ações adicionais da AMI foram adicionadas para verificar informações adicionais de configuração. PJSIPShowAors exibirá a lista AOR e PJSIPShowAuth listará as seções de autenticação e PJSIPShowContacts mostrará os contatos.

Bom por enquanto, foi isto que descobri de novidades no Asterisk 16 LTS.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.