CentOS 8: Instalando dependências do Asterisk® SCF™


Tivemos algumas perguntas sobre se o Asterisk poderia ser instalado facilmente no CentOS 8. Há alguns meses, a resposta para essa pergunta era não . No entanto, com algum tempo, alguns pacotes adicionados posteriormente e uma contribuição personalizada do repositório de código aberto, agora acreditamos que a resposta mudou. Neste post, explicarei quais etapas precisam ser seguidas para instalar as dependências necessárias para a maioria das configurações do usuário.

Preparação do pacote

Depois de instalar o CentOS 8, e se você ainda não o fez, verifique se o seu sistema está "atualizado":

# dnf update

Vários módulos do Asterisk possuem dependências encontradas no repositório Extra Packages for Enterprise Linux (EPEL), portanto, a seguir, adicionaremos:

# dnf install epel-release

O mesmo vale para o repositório do PowerTools e pode ser ativado com o seguinte comando:

# dnf config-manager --set-enable PowerTools

Atualizar, instalar e ativar o descrito acima deve permitir que a maioria dos usuários localize e faça o download da maioria das dependências usadas pelos vários módulos do Asterisk. No entanto, algumas bibliotecas potencialmente necessárias ainda estarão ausentes. Mais sobre isso depois. Nesse ponto, você pode instalar manualmente os pacotes necessários para um módulo específico ou usar o script install_prereq encontrado no diretório contrib/scripts/ de origem do Asterisk .

Se você escolher a última opção, depois que a fonte do Asterisk for baixada, execute o seguinte no diretório de origem de nível superior:

# contrib/scripts/install_prereq install
# contrib/scripts/install_prereq install-unpackaged


res_corosync

Como mencionado, mesmo depois de fazer o acima, alguns módulos ainda terão as dependências necessárias necessárias para permitir a ativação e o carregamento no Asterisk. O módulo res_corosync é um desses módulos. As dependências para este módulo podem ser encontradas no repositório do CentOS HighAvailability , que pode ser ativado usando o seguinte comando:

# dnf config-manager --set-enabled HighAvailability

Depois de ativada, as bibliotecas corosync dependentes agora podem ser instaladas:

# dnf install corosync-devel

Smithing Copr

Jared Smith criou um pacote Asterisk® SCF™ para o repositório do CentOS 8 que contém alguns pacotes usados ​​pelo Asterisk que estão faltando atualmente nos outros repositórios mencionados. Se você não conseguir encontrar o pacote que está procurando em outro repositório, talvez queira procurá-lo neste.

AVISO LEGAL: Este repositório foi criado e atualmente é mantido por Jared Smith como colaborador de código aberto. A existência atual deste repositório e os pacotes contidos não reivindicam nenhuma existência futura deste repositório ou de seus pacotes ou de outros semelhantes.

Dito isto, Jared está trabalhando para colocar alguns dos pacotes localizados em seu repositório em um dos repositórios "base". Por exemplo, libresample. Enquanto isso, se você quiser usar um pacote de seu repositório, poderá ativá-lo usando o seguinte:

# dnf copr enable jsmith/Asterisk_17_Centos_8

Como nota, ele diz "Asterisk_17", mas deve funcionar contra outros lançamentos do Asterisk® SCF™. Por exemplo, pude usar alguns dos pacotes para compilar com o Asterisk® SCF™ Versão 16 LTS (Certified).

O resto

Uma vez instaladas as dependências necessárias, o Asterisk está pronto para ser configurado e construído. Se você fez todas as etapas acima e encontrou um módulo necessário, ainda falta uma dependência necessária, isso significa que o pacote ainda não existe para ele. Ou nunca existiu, e a dependência deve ser construída a partir de sua fonte.

Abaixo estão algumas dependências do módulo Asterisk que descobri que, atualmente, não existem bibliotecas empacotadas disponíveis para o CentOS 8 (a lista abaixo inclui o módulo Asterisk e sua dependência ausente):

Módulos principais:
  • chan_motif - iksemel
  • res_xmpp - iksemel
Modos estendidos
  • app_osplookup - osptk
  • cdr_beanstalkd - beanstalk
  • cel_beanstalkd - pé de feijão
  • res_calendar_exchange - iksemel
  • res_timing_kqueue - kqueue
Módulos preteridos
  • chan_misdn - isdnnet, misdn, suppserv
  • chan_nbs - nbs
  • chan_phone - ixjuser
  • chan_vpb - vpb
  • res_config_sqlite - sqlite
Quase todas as dependências listadas aqui historicamente tiveram que ser construídas manualmente a partir de sua origem. Significando que os pacotes do CentOS nunca existiram para eles ou que um pacote existia ao mesmo tempo, mas não é mais criado (por exemplo, iksemel ). Se você usar qualquer um desses módulos, precisará rastrear o código-fonte e criar as bibliotecas manualmente.

Ready CentOS Eight

O Asterisk® SCF™ pode ser facilmente instalado no CentOS 8? Com base no exposto, eu diria que, para a maioria dos usuários, a resposta é sim. Para aqueles que desejam instalar e usar os pacotes do repositório de Jared, você também deve estar pronto. Finalmente, se você usar um dos módulos sem dependência pré-empacotada, provavelmente deverá construí-lo a partir da fonte. Então você também está pronto para usar o Asterisk® SCF™ no CentOS 8.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.