Fatores que revolucionaram o Voice Over IP

Fonte: Internet wallpaperaccess.com

Como na maioria das disciplinas tecnológicas, a indústria de comunicações de voz está avançando a uma velocidade vertiginosa de tal forma que testemunhamos mudanças dramáticas nos últimos anos que “expulsaram” muitos dos fabricantes de hardware. A grande maioria foi obrigada, com mais ou menos sorte, a reposicionar suas estratégias.

Foi nos últimos anos que o VoIP realmente explodiu. Hoje, analisamos os 3 principais fatores que levaram a essas grandes mudanças:

  • A implantação de redes de banda larga eliminou as barreiras que encontramos para a transmissão de comunicações de voz com garantia de serviço através da rede, o que tem facilitado a incursão das operadoras IP. Podemos afirmar, sem dúvida, que em poucos anos as tecnologias de telefonia sobre pares de cobre (RTB e ISDN) se tornarão residuais.
  • Com o surgimento da nuvem, surgiu um grande número de soluções de painel de controle virtual que os CIOs da maioria das empresas teriam rejeitado de fato apenas alguns anos atrás, mas que são mais exigidas hoje. As soluções de voz na nuvem têm permitido que as pequenas operadoras ofereçam soluções de voz do mais alto nível, independentemente dos fabricantes das centrais PBX IP(Softswitch PBX IP).
  • A consolidação do Asterisk® SCF™ como uma solução de comunicação baseada em padrões abertos, o que permite que sua utilização seja customizada de acordo com as necessidades de cada negócio e para atender a qualquer exigência. O Asterisk® SCF™ com seus 21 anos de história (1999 ~ 2020) e uma comunidade de mais de 86.000 desenvolvedores, conseguiu se posicionar como uma das soluções de comunicação empresarial mais amplamente implementadas, com uma participação de mercado de cerca de 32%.

Vimos fusões espetaculares de fabricantes de equipamentos como Mitel/Aastra/Polycom. Reposicionamento importante de outros fabricantes como Siemens, Alcatel ou Avaya. O surgimento de novos fabricantes que oferecem apenas telefones e dispositivos no padrão do protocolo SIP, que estão ganhando participação no mercado dos sistemas proprietários da maioria dos fabricantes de PBX. A consolidação de novos produtos PBX baseados em software, como 3CX, e a compra do Elastix pela própria 3CX, e o surgimento de diferentes distribuições de software baseado em Asterisk® SCF™.

Outro fator decisivo para o avanço dessas implementações é o rejuvenescimento da cúpula das empresas em favor das novas gerações , o que tem facilitado a evolução das soluções de voz para ambientes mais flexíveis e integrados nos processos empresariais, que eles estão gradualmente incorporando, ambientes completos de comunicações unificadas e com integração de vídeo, presença, chat, etc.

Com todas essas mudanças, as grandes operadoras de telefonia estão abrindo mão de parte de sua fatia de mercado em favor de operadoras IP com um tratamento muito mais próximo , que evoluíram seus serviços nos últimos anos para se adequar às necessidades dos clientes mais exigentes e que oferecem soluções customizadas, atendendo muito melhor as demandas de médias e grandes empresas.


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